O período para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 termina terça-feira agora, dia 28. O Prouni disponibiliza bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior.
Nesta edição, o programa disponibiliza 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905, parciais. Os cursos com mais ofertas de bolsas são Gestão (27.101); Pedagogia (22.947); Direito (22.746); Ciências Contábeis (14.800); e Educação Física (13.639).
O cadastramento é gratuita e deve ser feita exclusivamente através da página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Veja o passo a passo:
– entrar o site prounialuno.mec.gov.br e fazer login com o perfil Gov.br.
– preencher os dados do candidato, o perfil socioeconômico e o grupo familiar.
– escolher a primeira e a segunda opção de cursos pretendidos. Para isso, é viável filtrar as vagas por curso, instituição e município.
– clicar em “Ficha de Inscrição” e conferir todas as informações.
Documentos — O Prouni contará com duas chamadas e, em cada uma delas, os candidatos pré-selecionados terão um período para apresentar-se à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
É preciso apresentar documento de reconhecimento do candidato e dos membros do grupo familiar, assim como os comprovantes de casa; de ensino médio; de rendimentos; de professor da educação básica, quando for o caso; de separação, divórcio ou óbito dos pais; de deficiência, quando for o caso.
Os candidatos precisam atender a através do menos uma das seguintes condições:
– ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
– ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
– ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Cronograma – O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada, no dia 28 de fevereiro, na página do programa.
Para se cadastrar, é importante que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova da redação. Não é permitida o cadastramento para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro (antes de concluir o ensino médio). O momento para comprovação das informações é 17 de março.
Lista de espera — Para fazer parte da lista de espera do Prouni, o candidato precisará manifestar seu interesse através do Portal Único de Acesso nos dias 26 e 27 de março de 2025. A lista de espera ficará disponível na página do Prouni, também no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 1º de abril.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Fonte: O Taboanense


